DICAS DO ARQUITETO

Outubro de 2023

Vamos a mais um post…

Ainda pensando no projeto do banheiro… o que devo colocar de peças…

O que devo colocar?


Pia ou bancada?

Se pensar em acessibilidade, é mais simples a pia com as barras, se for uma bancada, tenho que lembrar que tenho que colocar barras de apoio.


Vaso com caixa ou sem caixa?

Se pensar em sustentabilidade, é melhor o de caixa, a economia de água é significativa no vaso de caixa.


Bidê ou ducha?

Este é um ponto a ser discutido com o cliente, um bidê, mesmo em desuso, ainda é uma peça interessante, quando chegamos a 3º idade (ou mesmo antes) e precisamos de ajuda para fazer a higienização. A ducha também é importante, pois ajuda em diversos momentos. Devemos sempre levar esse problema para o cliente, e se possível colocar os dois no banheiro.


Banheira?

A banheira, é uma peça que tem que ser debatida com o cliente, ela ocupa uma área significativa do banheiro, e não é usada com uma frequência grande, tem que pesar se é importante ter ou não essa peça.


Box

Blindex

Tem que ser pensado no fechamento do box, o fechamento com blindex é muito bacana, mas tem seus problemas, tem que ser constantemente limpo, se for de abrir, com a mudança de temperatura, a porta pode ficar batendo, e se for de correr a sujeira nos trilhos é grande. Usar uma cortina é mais simples, porem não é tão elegante. Temos que lembrar das barras de apoio do box, se for uma parede toda de blindex, onde colocamos a barra, e se precisar ter uma cadeira de banho? pode correr o risco de quebrar.

Dois chuveiros?

Tem que ser pensado, por ser uma questão de estética, tem que ser debatido com o cliente, o seu custo pode ser complicado.

Chuveiro elétrico ou a gás?

O ideal é a gás, mas se acabar o gás, então usamos elétrico… então o ideal é ter ligação para os dois….

Assentos

Ter assentos dentro do box é uma ideia interessante, para lavar as pernas sem fazer esforço…


Acessórios

Temos que ter toalheiro, papeleira, ganchos e espelhos, são importantes para a utilização do banheiro.


Barras de apoio

Temos que pensar nas barras de apoio, do vaso, chuveiro e pia, mesmo que não vá colocar de imediato, temos que deichar espaço para um dia serem colocadas.


Acabamentos

É função do Arquiteto, a definição dos acabamentos, temos que ter piso antiderrapantes no banheiro, e isso é fundamental.


Isso é apenas um comentário de como penso em um projeto.. vale a dica…rss

Até o próximo post…

Entre em contato pelo zap.